quinta-feira, 20 de junho de 2013

Resposta à Atividade "6" do Curso Introdução à Educação Digital NTE/BELÉM

6 - Leitura do Texto (Guia do cursista págs. 128 a 130): Da escrita manual para escrita digital - O que muda?
Atividade: elabore um texto sobre esse tema e poste em seu blog.


R.: Vivemos em uma sociedade na qual os textos digitais tem aumentado sua importância nos processos de comunicação de massa. A escrita digital tem sido utilizada em ônibus públicos, para indicar seus trajetos, para estabelecer cadastros pessoais (em escolas, hospitais, empregos, serviço público, etc.), registrar informações e conhecimentos científicos (acervos digitais), etc. As características da escrita digital possibilitaram a redução do espaço para seu armazenamento, de modo que o acervo de bibliotecas pode ser colocado em aparelhos portáteis (notebook, tablet, smartphone) para serem lidos em diversos momentos e lugares.  A escrita digital também possibilita que, a pessoa que a domine, possa escrever inúmeros textos com os recursos de aparelhos portáteis, armazená-los e/ou divulga-los com maior rapidez e menor custo em relação à escrita em papel. O barateamento e massificação de aparelhos que possibilitam a escrita digital também maximizaram o poder das pessoas em produzir, armazenar e divulgar textos – algo inviável para a maioria das pessoas em poucos anos atrás. Hoje esse processo pode ser feito de graça em escolas públicas que possuem computadores disponíveis a comunidade escolar. Mesmo quando a escrita só era possível através de objeto escritor e papel (ou similar), quem possuía tal capacidade tinha suas possibilidades de desenvolvimento intelectual e social potencializadas, devido aos ganhos nos processos de comunicação. Desse modo, a utilização de textos digitais como recurso de aceso  a serviços públicos e bens culturais, tornou indispensável o ensino-aprendizado da escrita digital, como elemento à inclusão e participação social. Para tanto, é preciso que o  processo de alfabetização/inclusão digital seja realizado com orientação competente e ética, pois, assim como ela é recurso para maximizar o acesso a bens culturais, a escrita digital também pode (e tem sido) usada como ferramenta para crimes (contra a pessoa através de textos em redes sociais, criação de softwares para crimes virtuais, plágios em trabalhos escolares, etc.) 

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